Historiadores concordam sobre a causa da pena de morte. Este é o castigo do grupo a um indivíduo que não respeita as regras de vida da comunidade. Sua função original era essencialmente dissuasão (para lidar com uma população ignorante e com rara elucidações de crimes) e colocar para fora de perigo, em uma época em que o sistema prisional não era desenvolvido. ( Wikipedia)
Como escritor teocrêntrico acredito que Deus deixou um padrão moral e de direito que devemos seguir, que a raça humana não precisa inventar muito para chegar em um patamar de vida justa. Quando os antigos não possuiam sistema carcerário, não vejo isso como uma desvantagem, mas sim como uma vantagem, pois o sistema carcerário é caro, ineficiente para recuperar o transgressor e cria outros problemas de insegurança na comunidade.
A punição ao culpado deve ser imediata e deve atingir o réu em sua plenitude física e no seu patrimônio. A pena de morte desocuparia os presídios e justamente eliminaria os indivíduos mais perigosos que mesmo no sistema carcerário continuam ameaçando a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário