Jesus e a pena de morte no caso da adúltera (Mídia, Política e Sociedade)
escrito
em quarta 18 abril 2007 18:13
* ..::MÍDIA, POLÍTICA E SOCIEDADE::.. *
Por Gabriel Vinicios
Por Gabriel Vinicios
Palavras Chave: Pena
de Morte, Pena Capital, Apedrejamento, Jesus,
Cristo, Lei, Fariseus, Adúltera, Mulher, Governo, Estado, Judeus,
Autoridade.
POLÍTICA E SOCIEDADE-> Por Gabriel Vinicios, citando Norman Geisler e Thomas Howe |
Em
João 8:2-11 Jesus rejeitou a pena de morte?
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Em João 8:2-11 é dito:
2 -> E pela
manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e,
assentando-se, os ensinava.
3 -> E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; 4 -> E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. 5 -> E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6 -> Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. 7 -> E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 8 -> E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9 -> Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 10 -> E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 -> E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
TRADUÇÃO Almeida Corrigida
e Fiel (1994)
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SOLUÇÃO |
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Primeiro, a autoridade em Romanos 13 é o governo romano, e as autoridades em João 8 são judias. A questão é que os judeus tinham de agir conforme a lei romana. Por exemplo, se eles realmente iriam apedrejar aquela mulher, por que eles tiveram de buscar a ajuda de Pilatos na cruficificação de Jesus? Pois em João 18:31 os judeus responderam a Pilatos, dizendo: "A nós não nos é lícito matar ninguém". Mas no caso da mulher adúltera, eles estavam prontos para apedrejá-la. Segundo, eles não agiram em concordância com a própria lei. A lei dizia que os dois, o homem e a mulher, teriam de ser trazidos perante o povo (Dt 22:22-24). Desde que essa mulher tinha sido pega no próprio ato (v. 4), por que o homem não foi trazido junto com ela para ser apedrejado? Os escribas e fariseus que supostamente eram cidadãos guardiães da lei falharam num ponto chave de sua própria lei. Terceiro, os motivos que aqueles escribas e fariseus tiveram eram errados. Eles estavam usando aquela oportunidade pare tanter pegar Jesus de alguma forma, para que assim tivessem uma razão para acusá-lo (v. 6). O crime de adultério não lhes parecia ser importante. Antes, parecia-lhes mais importante encontrar um motivo para acusar Jesus. Essa passagem, então, não é um bom texto para quem queira propor que Jesus se opunha à pena de morte. De fato, outras passagens da Escritura parecem dar suporte a tal idéia (veja Gn 9:6 e Mt 26:52)
FONTE: Geisler, Norman e Howe, Thomas:
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, pág 423.
Em breve, novos
artigos tratando a respeito da Pena de Morte.
Abraços, fiquem com
Deus,
In corde Jesu, semper,
Gabriel.
FONTE:
http://refutando.spaceblog.com.br/15536/Jesus-e-a-pena-de-morte-no-caso-da-adultera/
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