sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

JESUS E A PENA DE MORTE NO CASO DA ADÚLTERA


Jesus e a pena de morte no caso da adúltera  (Mídia, Política e Sociedade) 

escrito em quarta 18 abril 2007 18:13

* ..::MÍDIA, POLÍTICA E SOCIEDADE::.. *
Por Gabriel Vinicios
Palavras Chave: Pena de Morte, Pena Capital, Apedrejamento, Jesus, Cristo, Lei, Fariseus, Adúltera, Mulher, Governo, Estado, Judeus, Autoridade.
                         POLÍTICA  E SOCIEDADE-> Por Gabriel Vinicios, citando Norman Geisler e Thomas Howe

Em João 8:2-11 Jesus rejeitou a pena de morte?

   
     Em João 8:2-11 é dito:
2 -> E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
3 -> E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
4 -> E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
5 -> E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
6 -> Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
7 -> E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
8 -> E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
9 -> Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
10 -> E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 -> E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
TRADUÇÃO Almeida Corrigida e Fiel (1994)

PROBLEMA


       
Algumas passagens apresentam um bom argumento em favor da pena capital (de morte). Por exemplo, Romanos 13:4 diz: "porque não é sem motivo que ela [a autoridade do governo] traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal". Em João 8, uma mulher é surpreendida em adultério, o que era causa para apedrejamento, de acordo com a lei mosaica. Contudo, Jesus não agiu de forma a fazer com que ela morresse, mas perdoou-lhe o pecado. Daí pode-se concluir que Jesus rejeitou a pena capital?

 
SOLUÇÃO
      
     
   Primeiro, a autoridade em Romanos 13 é o governo romano, e as autoridades em João 8 são judias. A questão é que os judeus tinham de agir conforme a lei romana. Por exemplo, se eles realmente iriam apedrejar aquela mulher, por que eles tiveram de buscar a ajuda de Pilatos na cruficificação de Jesus? Pois em João 18:31 os judeus responderam a Pilatos, dizendo: "A nós não nos é lícito matar ninguém". Mas no caso da mulher adúltera, eles estavam prontos para apedrejá-la.
        Segundo, eles não agiram em concordância com a própria lei. A lei dizia que os dois, o homem e a mulher, teriam de ser trazidos perante o povo (Dt 22:22-24). Desde que essa mulher tinha sido pega no próprio ato (v. 4), por que o homem não foi trazido junto com ela para ser apedrejado? Os escribas e fariseus que supostamente eram cidadãos guardiães da lei falharam num ponto chave de sua própria lei.
        Terceiro, os motivos que aqueles escribas e fariseus tiveram eram errados. Eles estavam usando aquela oportunidade pare tanter pegar Jesus de alguma forma, para que assim tivessem uma razão para acusá-lo (v. 6). O crime de adultério não lhes parecia ser importante. Antes, parecia-lhes mais importante encontrar um motivo para acusar Jesus.
        Essa passagem, então, não é um bom texto para quem queira propor que Jesus se opunha à pena de morte. De fato, outras passagens da Escritura parecem dar suporte a tal idéia (veja Gn 9:6 e Mt 26:52)

FONTE: Geisler, Norman e Howe, Thomas: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, pág 423.

Em breve, novos artigos tratando a respeito da Pena de Morte.
 
Abraços, fiquem com Deus,
In corde Jesu, semper,
Gabriel.

FONTE:
http://refutando.spaceblog.com.br/15536/Jesus-e-a-pena-de-morte-no-caso-da-adultera/

Nenhum comentário:

Postar um comentário